Landing Page: saiba o que é e sua função

Se você entende um pouco de inglês, certamente já pegou o conceito pela tradução literal do termo Landing Page. “Página de Aterrissagem” é a tradução desse termo e é exatamente isso que significa, é onde os seus clientes vão aterrissar no seu site.

Mas esqueça o conceito de avião por um momento, pois vamos focar no marketing digital nesse texto. E para essa estratégia ter sucesso a landing page é uma peça fundamental nesse quebra cabeça que é multifacetado e por vezes bastante complexo de montar.

Ainda hoje há quem subestime a importância dessa peça, mas não seja uma dessas, o anúncio é o que captura, mas o que faz ficar é a forma com que o seu site é construído, prendendo a atenção, seja com a modernidade com a que foi construído ou mesmo o conteúdo de altíssima relevância desenvolvido para capturar a atenção daquele público alvo.

Sem mais delongas, vamos agora nos aprofundar nesse assunto e entender um pouco mais de como o marketing digital funciona.

O que é a Landing Page?

A landing page é uma página de destino, ou um site, que permite capturar as informações de um visitante por diversos meios. Uma boa página será direcionada para um fluxo específico de tráfego – digamos, de uma campanha de e-mail anunciando um tipo de papel específico para pintores – e, como é direcionada e também tem uma oferta interessante por trás de um formulário de captura de leads, você converterá uma porcentagem maior dos visitantes do seu site em leads com os quais você pode acompanhar.

No entanto, muitos profissionais de marketing, preferem diferenciar as landing pages um pouco mais do que isso. Em vez disso, chamamos qualquer página da Web na qual uma pessoa pode acessar uma “página da Web”, enquanto uma “landing page” é qualquer página da Web na qual uma pessoa pode encontrar um formulário e deixar informações relevantes através desse.

Finalizando, todas as landing pages são páginas da Web, mas nem todas as páginas da Web são as ditas páginas de destino.

Porque as landing pages são tão importantes?

Muitas empresas enviam seus anúncios, e-mail ou tráfego de mídia social para sua página inicial. Esta é uma grande oportunidade perdida. Quando você sabe que um fluxo de tráfego segmentado chegará ao seu website, poderá aumentar a probabilidade de converter esse tráfego em leads usando uma página de destino direcionada.

Imagine essa situação: você desenvolve o melhor anúncio imaginável para um público que gosta de calçados com cores fortes. Ele cumpre o seu papel e atrai determinados cliques, contudo, ao clicar nesse anúncio o indivíduo não é direcionado a um link para comprar, mas sim para a homepage do site de vendas, que, além de calçados, também vendem outras peças de roupas. Essa pessoa, no mínimo ficará muito confusa e tenha a mais plena certeza que não irá dedicar seu tempo a encontrar, dentro desse site, o produto a qual levou lá.

Agora mudemos esse cenário, a pessoa que foi direcionada para uma página que tinha esse produto e também a forma de comprar, além de outras informações que servem como um atrativo a mais para que o cliente finalize a compra e ainda deixe dados como e-mail, nome completo e número. Dessa forma você já tem um lead qualificado.

Nesse cenário é bastante simples ver a necessidade de uma landing page apropriada para o público e não simplesmente deixar o seu público aterrissar na homepage.

O que torna uma landing page mais efetiva?

Pronto para criar sua primeira lading page ou melhorar a que você já possui? Aqui estão alguns dos elementos mais importantes para garantir que sua página seja superatrativa:

Limite a navegação: Você trouxe seu tráfego segmentado para uma página onde eles podem realizar a ação desejada. Não os distraia! Limite o número de saídas da sua página de destino para que seus visitantes fiquem concentrados em preencher seu formulário. Uma parte importante disso é ocultar os elementos de navegação do seu site nas páginas de destino.

Entregue Valor: Em primeiro lugar, se você tiver um conteúdo relevante, seus visitantes darão suas informações de contato em troca de acesso a esse. Pergunte a si mesmo se seu conteúdo é aquilo que o seu público alvo está procurando.

Permita compartilhamento: Os seus clientes são os melhores profissionais de marketing que existem, sendo assim, adicione links de compartilhamento à sua página para incentivar o compartilhamento do seu conteúdo.

Seja conciso: quanto mais informações e mais itens tem em seu formulário de captação de leads, maior a chance do seu possível cliente se distrair e acabar saindo de sua página. Manter seu formulário de lead curto e direto aumentará sua taxa de conversão. (Uma dica dentro da dica: não subestime essa dica).

 

Você entende melhor o que é uma landing page e como funciona? Você está pronto para criar uma?

Se você já usa landing pages, qual a sua experiência com elas? Como eles estão trabalhando para o seu negócio? Deixe suas dúvidas nos comentários!

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